Home
  A Empresa
  Linha Automotiva
  Linha Doméstica
  Mostruário de cores
  Outros produtos
  Serviços
  Informativos
  Fale conosco
NEWSLETTER
Cadastre-se para
receber novidades.


ESTATÍSTICAS
Este site já recebeu 187108 visitas.

INFORMATIVOS

A história do couro

Couro
O couro é a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, tais como: bancos automotivos, cintos, carteiras, bolsas, malas, pastas, casacos, chapéus, entre outros.

Dados históricos
No Egito antigo, encontraram-se pedaços de couro curtidos cerca de três mil anos A. C. Na China, a fabricação de objetos com couro já era efetuada muito antes da Era Cristã. A História registra, ainda, que babilônios e hebreus usaram processos de curtimento, e que os antigos gregos possuíram curtumes. Além disso, os índios norte-americanos também conheciam a arte de curtir.

A partir do século VIII, os árabes introduziram na Península Ibérica a indústria do couro artístico, tornando famosos os couros de Córdova.
Em Pérgamo desenvolveram-se, na Idade Antiga, os célebres "pergaminhos", usados na escrita e que eram feitos com peles de ovelha, cabra ou bezerro. Com o couro eram feitos, também, elmos, escudos e gibões. Os marinheiros usavam-no nas velas e nas embarcações de navios.

No Brasil, desde que a colonização se intensificou, os rebanhos se multiplicaram rapidamente. Os curtumes eram instalados facilmente e o couro era utilizado para fazer alforjes, surrões, bruacas, mochilas, roupas, chapéus, selas, arreios de montaria, cordas e muitas outras utilidades.
A região de maior concentração de curtumes de ribeira (fase inicial do processo) é o centro-oeste do Brasil, devido a proximidade dos rebanhos. Em Portugal é em Setúbal. Já os curtumes de couro semi-acabado e acabado situam-se em sua maioria nas proximidades dos centros consumidores deste material, como as regiões calçadistas do Vale do Sinos no RS, além de Franca e Jaú, em SP.

Utilização
Nos útimos anos, em virtude de ser um material de custo alto, pela tendência da moda e outras exigências da vida moderna, ampliou-se consideravelmente o mercado de materiais diversos, sintéticos e naturais, em substituição ao couro. Também alcançou grande projeção no mercado o couro reconstituído ("recouro"), um misto de aparas de couro, resinas e outros produtos.

De qualquer forma, o couro não perdeu sua posição de material nobre, sendo requisitado para a confecção de estofados (moveleiro e automotivo), calçados, vestuário e acessórios (bolsas, cintos, carteiras, maletas, pastas) no mundo inteiro.

Venha até a Auto Couros e instale Bancos de Couro no seu carro e aproveite todos os benefícios desse execente material!
 
Este informativo já foi visualizado 7733 vez(es)

Mais Informativos:
1. Couro e energia estática
2. Legitímo Couro de boi
3. Proteção, Limpeza e Hidratação do couro vinil
4. Couro Original
5. Qualidade AUTO COUROS
6. Benefícios do banco de couro
7. Higienização e hidratação do banco de couro
Todos os direitos Reservados a Auto Couros ®
www.autoscouros.net - contato@autocouros.net
Av. Tancredo Neves, 1815 , Todos os Santos, Coronel Fabricinao / MG - CEP: - Telefone: (31) 3842-8899